A Pesquisa

Apresentação

Este é o portal dos estudos de Demografia Médica, linha de pesquisa do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

A Demografia Médica considera fatores como idade, sexo, tempo de formado e especialização. Além disso, são tratadas informações sobre fixação e mobilidade territorial, exercício profissional remuneração, vínculos, carga horária, produção, escolhas e práticas dos médicos.

E, ainda, são consideradas as políticas e a organização do sistema de saúde, incluindo o financiamento, a formação de recursos humanos, os equipamentos, a oferta, o acesso e a utilização dos serviços, assim como as condições de saúde e de vida das populações.

Ao traçar características, distribuição, cenários, tendências, e dimensões de desigualdades relacionadas à população de médicos no Brasil, busca-se promover a disponibilidade e a qualidade de dados, assim como padronizar informações, contribuindo para a previsão de necessidades e tomadas de decisões sobre formação e oferta adequadas desses profissionais.

Para isso, são acionadas pesquisas quantitativas e qualitativas, multidimensionais e multicêntricas, em consulta a distintas fontes secundárias, como bancos de dados administrativos de rotina de conselhos de medicina, entidades médicas, governos, empregadores e serviços de saúde, além de fontes primárias, como censos populacionais, surveys e inquéritos com médicos, estudantes de medicina, médicos residentes e recém-formados.

Os estudos contam com o apoio institucional do Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). É realizada em parceria com pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os estudos são financiados com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (Processo nº: 405.077/2013-3), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ (Edital nº 26/2014) e Convênio FMUSP/CREMESP, com a interveniência da Fundação Faculdade de Medicina (Convênio 0075/2015)

A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sob o título “Demografia médica no Brasil: perfil, distribuição, trabalho e especialização dos médicos”, pelo parecer do CEP nº 797.424, em 03/09/2014. Pesquisador responsável: Prof. Dr. Mário César Scheffer (DMP-FMUSP).